notas oficiais

  • Início
  • Notas Oficiais
  • Nota Oficial Nº108/2017 Homologação sistema de marcações do Handebol Categoria SUB-15

Nota Oficial Nº108/2017 Homologação sistema de marcações do Handebol Categoria SUB-15

23/08/2017
13h 25

liga desportiva do alto do rio pardo

Promovendo o esporte na região

                                        LIGA DESPORTIVA DO ALTO RIO PARDO                                

                                                   Nota Oficial Nº 108/2017

O Presidente da Liga Desportiva do Alto Rio Pardo no uso de suas atribuições Resolve Divulgar Sistemas de Marcações da Modalidade de Handebol Categoria SUB-15, conforme segue abaixo:

1- Na Categoria SUB-15, os jogos serão disputados em 40 (quarenta) minutos, divididos em quatro quartos de 10 (minutos) cada um, sendo 20 (vinte) minutos por cada período. 

1.1) O intervalo entre cada quarto, será de 1 (um) minuto para que os Técnicos organizem a marcação, enquanto o intervalo do 1º para o 2º período, de 5 (cinco) à 10 (dez) minutos. 

1.2) Para a Fase Classificatória, as equipes obedecerão os seguintes tipos de marcação: 

1.3) Em cada 10 minutos de jogo, que serão controlados pela equipe de arbitragem, as equipes deverão adotar os seguintes tipos de marcação: 

A) Na primeira metade do 1º tempo 10 (dez) minutos iniciais correspondentes ao 1º quarto, será obrigatória a marcação individual na sua meia quadra de jogo (mesmo quando a equipe tiver algum jogador excluído), sendo que o goleiro da equipe que estiver atacando, só poderá atuar na sua própria meia-quadra; 

B) Na segunda metade do 1º tempo 10 (dez) minutos finais, correspondentes ao 2º quarto, será obrigatória a marcação 5 + 1, ou seja, o jogador terá que marcar individual apenas 1 (um) atleta e não por zona, o que diferencia da marcação 5-1 ;  

C)Na primeira metade do 2º tempo 10 (dez) minutos iniciais, correspondentes ao 3º quarto,  será obrigatório a marcação 3 - 3;  

D) Na segunda metade do 2º tempo 10 (dez) minutos finais correspondentes ao 4º quarto, A MARCAÇÃO SERÁ LIVRE, NÃO PODENDO SER FEITA A MARCAÇÃO INDIVIDUAL. 

E) Qualquer forma de burlar ou não obedecer as normas estarão sujeitos a punição. As punições serão da responsabilidade da equipe de arbitragem. F) O atleta que não obedecer o tipo de marcação, a princípio o jogo será interrompido e o atleta será advertido verbalmente, ao insistir em não cumprir o regulamento será usado o critério de sanção progressiva; o atleta que o árbitro não identificar, o Técnico ou Oficial responsável pela equipe será punido progressivamente. 

·         Exemplos de punições: Sistema de progressividade. 

Atleta     Técnico / Oficiais de Equipe

1º) Advertência verbal 

2º) Cartão amarelo

 3º) Exclusão

4º) Desqualificação                                                                          

 2) Na Fase Final, nos jogos correspondentes às semi – finais e finais, o sistema de marcação será livre, à critério dos Técnicos das respectivas equipes. 

3) Nos casos de indisciplina (com ou sem desqualificação ou expulsão) relatados pela Arbitragem, os infratores cumprirão pena de suspensão automática de 1 (uma) partida, e estarão sujeitos à outras penalidades, após análise do Relatório. A suspensão automática, independe do resultado do Julgamento realizado no âmbito do Órgão da entidade. 

Campestre, 23 de Agosto de 2017.

Prof. Carlos Aberto dos Santos

Presidente

Assinatura do presidente
voltar

Resultado da Pesquisa

Campeonatos

Eventos

Notas Oficiais

Notícias

curta nossa
fanpage oficial

https://www.facebook.com/lidarp